Capas para Chalá: Tradicional, moderno e tudo mais

 

Teoricamente, você poderia simplesmente cobrir os pães da chalá com um guardanapo simples, mas porque somos obrigados a embelezar e embelezar as mitzvá, e recitar uma bênção antes de comer pão é, de fato, uma mitzvá no Shabat, há um costume antigo de adornar o Mesa de Shabat com uma linda capa para chalá. Muitas vezes, a capa da chalá serve como uma peça central que determina a aparência de toda a mesa do Shabat.

Cobrir os pães da chalá pode ser uma "expressão artística do coração judeu", escreve o rabino Berl Wein. “A variedade de capas de chalá que existem hoje é quase infinita, assim como o prazer e a beleza que cada um deles traz para a mesa do Shabat. Normalmente, uma tábua de pão e uma faca de pão especiais, mais uma vez reservadas para o Shabat, também encontram seu lugar na mesa sob a capa da chalá. "

Por que o propósito de uma chalá é coberto?

Uma capa de chalá é usada principalmente como uma lembrança do milagre do maná. Durante os quarenta anos de permanência no deserto, Bnei Yisrael subsistiu no maná, que estava entre camadas de orvalho para preservar sua frescura (Rashi, Êxodo 16:14). Portanto, sempre servimos chalá com uma toalha de mesa ou um tabuleiro de chalá embaixo, e uma capa de pano acima, revivendo assim o milagre do maná durante as refeições do Shabat.

Capa para Chalá como presente de casamento

As capas para chalá são um presente de casamento fabuloso - independentemente do nível de observância judaica do casal: você pode encontrar uma que se adapte ao seu orçamento (os preços variam de US $ 15 a US $ 100 e mais), são leves e não frágeis, se você precisar enviá-las , e você não precisa se preocupar que talvez outro convidado do casamento também tenha trazido um. Eles também são uma ideia fabulosa de presente para aniversários, aniversários ou qualquer pessoa que simplesmente queira melhorar sua mesa de Shabat.

Materiais e tamanhos

As enseadas de chalá são mais comumente feitas de veludo, terileno, cetim ou seda. As capas de chalá de veludo são geralmente uma marinha muito escura, enquanto as capas de chalá de terileno, cetim e seda geralmente têm uma cobertura de base branca. O tipo de material utilizado determina não apenas a durabilidade, textura e brilho, mas também que tipo de elementos de design são viáveis. Franjas de brocado são frequentemente adicionadas.

O tecido mais comum é o veludo. Lembre-se de que o veludo de boa qualidade custa significativamente mais que o veludo barato. Você não poderá ver a diferença na imagem do produto na tela do computador, mas poderá discernir a diferença imediatamente se vir duas na sua frente. Não deveria ser surpresa se uma capa de chalá de veludo custa US $ 25, e uma de aparência semelhante custa US $ 45.

Outra opção de tecido é a seda crua. Com este tipo de capa de chalá, você não está pagando pelo material, por si só, mas mais pelo bordado. Um design encantador de bordado à máquina pode custar apenas US $ 20 ou US $ 25, mas, por outro lado, você pode encontrar um fabuloso design de bordado à mão que aumenta o preço para US $ 40 ou US $ 50. A complexidade do bordado geralmente contribui para o preço.

Uma terceira possibilidade é a roupa. Uma capa de chalá de linho parece luxuosa e imponente e se mantém muito bem ao longo dos anos. Tons tendem a ser mais moderados, em comparação com uma capa de chalá de seda crua.

Você pode observar uma correlação entre o tipo de material e o estilo do trabalho de bordado. As capas de chalá de veludo e tecido tendem a estar no extremo mais conservador do espectro do design, enquanto a seda e a seda crua tendem a ter designs modernos. Hoje, porém, muitos artistas judaicos de alto nível avançaram além do uso clássico de veludo e agora usam esse tecido macio para criar estilos contemporâneos. Por exemplo, Kaftor Vaferach, com sede em Jerusalém, prefere desenhos entre o clássico e o contemporâneo, usando cores vibrantes no veludo.

Preste atenção ao tamanho. Nos últimos anos, os fabricantes começaram a oferecer coberturas de chalá de veludo muito grandes. As empresas de bordados tradicionais de ponta, como a Malchut Jerusalem, costumam fazer muitas de suas capas de chalá em pequenas, médias e grandes. Obviamente, isso também é um fator no preço que você paga. Como o veludo de alta qualidade é caro, as coberturas de chalá maiores têm um preço mais alto.

Quanto maior melhor? Não necessariamente. Uma grande capa de chalá causa uma grande impressão quando presente de presente, mas pode não ser tão prática para um jovem casal. Embora uma capa de chalá grande e de alta qualidade possa causar uma forte impressão e melhorar bastante a aparência da sua mesa de Shabat, lembre-se também da função.

Tradicional ou moderno?

Se você é tradicionalista, provavelmente ficará atraído por veludo escuro e profundo. As capas de veludo clássicas apresentam um fundo monocromático de veludo azul royal, azul escuro ou bordô, combinado com fios de bordar em prata (ou prata e ouro contrastantes).

Como o veludo, o cetim branco tem uma aparência tradicional. Capas de cetim brilhantes tendem a ter bordados elaborados em prata ou ouro e uma borda com franjas. Como as capas de chalá de veludo, as capas de cetim agora são feitas em estilos atualizados.

Alguns clientes preferem a aparência e a sensação de tecidos naturais não tradicionais. Os tecidos leves populares incluem algodão, linho e seda crua. Camurça e couro sintético são opções luxuosas e pesadas que mantêm sua forma ao longo do tempo.

Os designs modernos têm suas próprias vantagens: eles acrescentam estilo à mesa, e a capa da chalá pode corresponder melhor às configurações da sua mesa e à decoração do seu quarto, se você escolher algo mais contemporâneo.

Projetos tradicionais da capa para chalá

Normalmente, a cor base das capas clássicas de chalá é um azul marinho muito escuro, mas as brancas também são vendidas. Nos últimos anos, muitos fabricantes começaram a incorporar elementos decorativos metálicos que aprimoram o design - e aumentam o preço.

É muito comum o design enquadrar ou cercar as palavras "Shabbat v'Yom Tov em hebraico, que é uma espécie de elemento de texto" padrão ".

Os elementos de design tradicionais incluem vinho, velas de Shabat, pães de chalá e padrões de videira. As capas de chalá de veludo geralmente têm desenhos mais conservadores.

O preço é um fator significativo na beleza do produto final, porque o veludo de alta qualidade custa muito mais e o bordado profissional custa muito mais ao fabricante do que o bordado medíocre.

Para os preocupados com o orçamento, as coberturas para chalá de algodão e terileno com borlas estão amplamente disponíveis.

Diferentemente dos conceitos típicos de design, nos últimos anos, as coberturas de chalá sem design e apenas as palavras de Kiddush apareceram e se tornaram populares. Se isso deve se enquadrar na rubrica tradicional ou moderna é algo discutível.

O veludo tem sido o tecido preferido pelas capas de chalá tradicionais, porque a aparência macia do veludo escuro dá uma aparência imponente à sua mesa de Shabat. Normalmente, as capas de chalá mais caras são feitas de veludo de alta qualidade e empregam trabalhos de bordados superiores e podem ser ainda mais adornadas com elementos decorativos que adicionam um brilho único.

Nos últimos anos, muitos fabricantes de coberturas tradicionais de chalá de veludo começaram a oferecê-las em pequenas, médias e grandes. Os tamanhos menores são suficientes para a maioria das pessoas, mas um tamanho maior pode ser adequado para aqueles que desejam uma cobertura de chalá muito impressionante em sua mesa ou que simplesmente servem dois chalás muito grandes.

Os fabricantes tradicionais de capas de chalá também começaram a oferecer uma grande variedade de produtos de brocado branco, em vez de veludo escuro, geralmente com desenhos iguais ou similares.

Projetos contemporâneos da capa para chalá

Nos últimos anos, houve uma evolução das capas de chalá escuras, geralmente de veludo com bordados de prata, até as modernas capas de chalá com uma cor de base clara e desenhos vibrantes.

Projetos modernos e criativos são feitos em vários tipos diferentes de tecido. Alguns dos principais nomes dos designers de capa de chalá contemporâneos em Israel são Yair Emanuel, Barbara Shaw, Rikmat Elimelech, Ronit Gur e Avi Luvaton.

Os designs modernos podem incluir quase tudo, mas os elementos mais comuns são romãs, as Sete Espécies, caules de trigo, cenas de Jerusalém, desenhos orientais e padrões florais.

Os fabricantes de coberturas para chalá cujos estilos são difíceis de classificar incluem Rikmat Elimelech, Ronit Gur e Dorit Judaica.

Barbara Shaw

No extremo moderno do espectro, entre os fabricantes de tampas de chalá mais conhecidos em Israel estão Barbara Shaw e Yair Emanuel. Os designs de Barbara Shaw são altamente originais, com esquemas de cores e motivos impressionantes, embora os elementos de design não sejam muito complexos.

Yair Emanuel

Yair Emanuel acumulou um repertório muito grande de designs modernos de capas de chalá ao longo dos anos. Usando seda de organza e seda crua, linho e couro falso, ele costuma usar motivos que incluem esboços abstratos de Jerusalém, os Portões da Cidade Velha, o Muro das Lamentações, romãs, padrões florais, videiras, polias de trigo, desenhos de retalhos, as Sete Espécies e Desenhos orientais.

Ronit Gur

Diferentemente de Yair Emanuel, os designs de capas de chalá de Ronit Gur imprimem um certo senso de modernidade, enquanto favorecem cores e designs mais sutis. De fato, muitas de suas capas de chalá fazem uso de espaço vazio, com elementos de design localizados, mas impressionantes. Alguns de seus projetos parecem ser influenciados pela arte contemporânea e abstrata. Trabalhando em seu estúdio de design no norte de Israel, o trabalho de Ronit Gur possui um excelente trabalho de costura.

Dorit Judaica

A Dorit Judaica oferece meia dúzia de capas de chalá com desenhos modernos que fazem pleno uso do espaço - como um pintor preenchendo toda a tela. Alguns têm cores muito vibrantes, enquanto dois ou três de seus desenhos são quase nítidos, tornando-nos um único tom de branco.

Por que vendemos coberturas de chalá

O Shabat é um aspecto central do judaísmo, e as capas de chalá servem como uma das peças centrais do Shabat, por isso consideramos um privilégio participar da homenagem à "Rainha Shabat".